Projetos Especiais

Projeto Pólen

Projeto Pólen

Realizado desde novembro de 2008, o Projeto Pólen visa trabalhar com as crianças os valores populares, a cidadania, a dignidade e a importância da preservação ambiental através do espetáculo de teatro “Recontando - Histórias do Céu e do Mar”.

A obra conta com três histórias genuinamente brasileiras, recontadas pelo ator Alexandre Camilo (que fez o personagem “Ventania”), que as escolheu depois de muita pesquisa nas obras do folclorista Câmera Cascudo. Um dos diferenciais do espetáculo são as tradicionais cantigas populares presentes durante as narrações, interagindo do início ao fim com os alunos. As crianças bateram palmas e cantaram junto com os personagens Dequinha (Paulinho Ribeiro) e Maria Flor (Didi Gomes). A interação entre literatura e música ajudou a recontar de maneira interessante, lúdica e dinâmica as histórias infantis.
 
Além das escolas, o projeto ainda realizou uma série de apresentações no Hospital Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, localizado na Vila Santa Rosa, em Cubatão. O objetivo foi entreter crianças doentes, levando-as um pouco da magia do teatro. O espetáculo foi exibido dentro da brinquedoteca do próprio hospital, um lugar que propicia um ambiente colaborador para que os pequenos esqueçam seus sofrimentos e aproveitem as histórias de Ventania e Cia.
 
Capacitar os professores e estimulá-los a trabalhar com os contos em sala de aula foi também uma das preocupações do Projeto Pólen. A partir de oficinas culturais e um encontro com os próprios contadores de histórias, os professores puderam se conscientizar sobre a importância das histórias no desenvolvimento da criança.
 
E depois de tudo isso, o grupo teatral ainda realizou exibições abertas à comunidade cubatense, subindo quatro vezes no palco do Bloco Cultural “Dr. José Edgard da Silva”. Este trabalho teve a missão de fazer com que o projeto não atinja apenas às crianças, mas também aos pais e à comunidade em geral.
 
O Projeto Pólen é uma realização do Instituto Cultural Vasco Carmano e é patrocinado pela Cosipa, Copebrás e Fosfértil. Além disso, recebe o apoio institucional da Prefeitura de Cubatão e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura

Galeria

Voltar